quinta-feira, 7 de setembro de 2017


COMEÇAR DE NOVO, com um regresso às aulas ainda mais verde.



Findo o período de férias, setembro é o mês dos recomeços porque é agora que se regressa de novo à escola.
Com o ano letivo a começar, importante para pais e filhos, é fundamental começar a planear o regresso às aulas o quanto antes para que tudo corra bem e com a máxima tranquilidade.
Antes do primeiro dia de aulas chegar, há sempre tarefas para fazer: planear as atividades educativas, encadernar cadernos e manuais escolares, assim como comprar materiais em falta.
O projeto ClubECO e programa Eco-Escolas pretendem deixar aqui algumas dicas e conselhos, que podem fazer a diferença para um regresso às aulas mais amigo do ambiente.
Primeiro que tudo, para poupar o ambiente e também a carteira, é importante verificar todo o material escolar do ano letivo anterior e selecionar aquele que ainda está em bom estado, pois devemos pensar em reutilizá-lo, tal como marcadores, lápis de cor, material de desenho, etc. Todo o outro material que não possa vir a ser utilizado deverá ter como destino o respetivo ecoponto.
É igualmente importante procurar a troca de livros recorrendo a bancos de recolha, partilha gratuita ou mesmo comprando manuais em segunda mão.
Na compra do novo material escolar, sempre que possível, é muito importante optar por um consumo ambientalmente responsável, dando prioridade à qualidade e durabilidade dos produtos, preferindo materiais produzidos com materiais reciclados e biodegradáveis.
Deve igualmente prestar-se atenção aos rótulos e às respetivas instruções, pois é preferível escolher material “tradicional” sem cair na tentação de comprar borrachas, canetas ou lápis com aromas ou perfumes e tintas de base aquosa, sem solventes. Na escolha de cadernos e dossiês, é melhor optar por modelos mais resistentes para que possam durar todo o ano escolar.
Relativamente aos lanches e água, o mais indicado é optar por lancheiras e garrafas reutilizáveis, para assim substituir o papel e o plástico das embalagens.
Outra maneira para um regresso às aulas mais verde, é passar a vir a pé ou de bicicleta para a escola, em vez de vir de carro, sobretudo em pequenas distâncias urbanas. Além de ser benéfico para o ambiente, é um comportamento que traz também muitos benefícios para a saúde e para a aprendizagem.
No final, todos ficamos a ganhar.

Sem comentários:

Enviar um comentário